O que faz girar....e gira!

Homens da Arte

Homens da Arte

 

 

O Artista faz parte de um  Programa de Reabilitação Profissional; diagnosticado com o transtorno psiquíco chamado de Esquizofrenia.

 

Julio Celso (35 anos de idade,) solteiro, conta que descobriu ter o transtorno aos 18 anos de idade quando a família procurou por um psiquiatra, por perceberem comportamentos diferentes do comum, ouvia vozes perturbadoras, que o incitavam a coisas maldosas, sentia-se angustiado e ansioso, com dificuldades de se concentrar e focar-se em diferentes atividades e passava a maior parte do tempo sozinho e calado, segundo relato. As dificuldades levaram a repetência escolar, pois tinha dificuldade em compreender as matérias e as pessoas. Julio ressalta que passou por preconceito quando criança e adolescente, por "ser diferente" as pessoas não se aproximavam e aqueles que tentavam logo se afastavam dizendo que ele era esquisito demais, segundo relato.
Após descoberta do transtorno, Julio foi medicado e encaminhado para psicoterapia e terapia ocupacional individual, no qual fez acompanhamento durante dois anos, uma vez por semana. Conta que esse processo foi fundamental para sua compreensão do transtorno, de seu comportamento e sua adaptação social. Atualmente faz acompanhamento com psicólogo uma vez por semana e com psiquiatra a cada dois meses.


...O gosto pelo desenho surgiu quando criança (aproximadamente 7 anos de idade) quando assistiu uma entrevista na TV do criador do desenho Snoopy -  Charles M. Schulz, ensinando a desenhar. Desde então passou a desenhar personagens de desenho, novela, carros e tudo que o inspirasse... A família o apoiava e diziam que quando ficasse mais velho lhe proporcionaria cursos específicos na área.

...E aos 27 anos de idade teve a oportunidade de conhecer um Studio de artes e concluir os cursos de Desenho Artístico, Quadrinhos, Anatomia e Photoshop. Tentou por conta própria colocação profissional na área, mas diz que todas as suas tentativas não tiveram retorno. 
Por influencia da irmã, buscou  habilitação profissional. Faz parte de um Programa desde Maio de 2010, e define a experiência como "uma boa oportunidade para as pessoas excluídas".

Aprendeu a ter compromisso, se organizar, ser responsável e ter uma boa conduta nos ambientes que freqüenta segundo relato. Desenvolvia atividades na oficina profissionalizante na área Administrativa e um dia interagindo com os colegas os desenhou como personagens da série animada "Os Simpson´s", revelando assim sua habilidade artística "escondida" até então. A partir deste dia o usuário passou a ser estimulado para desenvolver atividades na área.

Julio recebe a monitoria diária de uma artista plástica concomitante a orientação profissional sistemática e gradativamente apresenta evolução no seu potencial técnico, emocional e social. Atuando informalmente como caricaturista, por encomenda e ou em eventos ao vivo.

Enfatiza em seu relato a satisfação e o bem estar que sente atualmente, por ser reconhecido e conseguir se desenvolver na área que almeja trabalhar. E principalmente (segundo ele) sabe o que é uma vida normal, consegue estabelecer vínculos sociais com facilidade, mantém e cultiva amizades e constantemente se esforça pra melhorar... 

 

 por Mara